Bromélias e orquídeas representam vegetais ornamentais que obtiveram expressiva presença em lares brasileiros em diversos países.
Os Encantos Visuais dasVandas
Entre as flores mais admiradas, as orquídeas são notáveis por seu vasto leque de variedades com mais de 25.000 espécies catalogadas.
leia mais
Frequentemente avistadas em regiões de clima ameno, tais espécies possuem estratégias surpreendentes de adaptação em variados ambientes.
Explorando a Diversidade das Guzmanias
Os tipos de bromélias são classificados à família Bromeliaceae e procedem principalmente da América do Sul e Central.
Mostrando arquiteturas particulares, diferentes tipos geram um tanque acumulador que mantém reservas hídricas. Tal característica possibilita a sobrevivência em períodos de estiagem.
Cuidados Essenciais para Exemplares Botânicos Sofisticados
Exposição Solar Correta
Geralmente, as orquídeas se desenvolvem melhor com luz indireta brilhante. Enquanto isso, as plantas da família Bromeliaceae se desenvolvem adequadamente em diferentes níveis de luz, de acordo com a variedade.
Molhagem e Controle Hídrico
O encharcamento do substrato surge como ameaça constante no cultivo de Orchidaceae. É preferível hidratar só depois que a mistura de cultivo perder umidade.
Quanto às bromélias que formam cisterna, é importante preservar água neste espaço substituindo-a a cada semana a fim de impedir o surgimento de larvas.
Material de Plantio e Adubação
O desenvolvimento de orquídeas é otimizado em misturas adaptadas que previnem o acúmulo de umidade.
Misturas contendo partículas de cascas processadas, substância adsorvente combinados com elementos que permitem circulação demonstram ser convenientes.
O desenvolvimento destas plantas é possível em múltiplas bases de plantio, como compostos para epífitas, composto natural poroso ou ainda apoiadas em materiais orgânicos sólidos.
Desafios Frequentes e Resoluções
Infestações e Patologias
Parasitas microscópicos e insetos sugadores representam ameaças comuns no cultivo destas plantas.
As ações profiláticas contemplam movimentação atmosférica, controlar os níveis hídricos e inspecionar regularmente suas plantas.
Desafios na Produção de Flores
Se suas orquídeas não florescem, certifique-se de que têm acesso a luminosidade correta. Diferentes tipos exigem de redução de calor durante a noite para iniciar o ciclo floral.
Bromélias geralmente florescem em momento singular em seu período de desenvolvimento, entretanto desenvolvem mudas que são passíveis de replantio uma vez concluída a etapa de florescimento.
Aspectos Positivos de Possuir Estas Plantas Exóticas
Superando a questão visual, estas plantas especiais concedem ganhos para o ambiente interno.
Determinados exemplares contribuem para a limpeza do ambiente, removendo toxinas e elevando os níveis hídricos no ar.
A atividade de juntar estas plantas exóticas também pode proporcionar efeitos positivos psicológicos, tranquilizando o espírito e instituindo relação com o ambiente natural.
Começando a Cultivar Espécies Ornamentais Sofisticadas
Para iniciantes, indica-se estrear com variedades menos exigentes.
Exemplares como a orquídea borboleta e representantes de bromélias epífitas configuram seleções perfeitas para amadores no cultivo.
Pesquise diretrizes em estabelecimentos de jardinagem e coletivos em redes sociais para ampliar seus conhecimentos acerca destes incríveis vegetais.